segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Seleção


Diferente do Intercâmbio pelas agências, o do Rotary todos os candidatos passam por seleções até chegarem ao final. O mundo inteiro é dividido em distritos rotários, que são organizados pela quantidade de pessoas x quantidade de espaço. No momento, pertenço ao 4.650 que engloba cidades como Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, entre outras… Mas, todas pertencendo ao estado de Santa Catarina. 
O Processo de seleção ocorreu entre os candidatos do distrito, nesse ano tiveram muitos inscritos, 63, então fomos divididos em dois grupos… Em agosto de 2012 tivemos o primeiro encontro, onde também ocorreram as provas e os testes psicológicos: eram 3 provas, que abordavam conhecimentos gerais (desde identificar estados Brasileiros até uma série de alternativas sobre a exploração de pré-sal, também continha questões das festas locais, algo sobre os eventos esportivos que o Brasil iria sediar - olimpíada e copa do mundo de futebol - questões de civilismos e identificação do significado da bandeira do Brasil), a outra era sobre o Rotary, as questões eram muito fácil, uma simples estudada você mata 90% do teste: eram questões sobre o Governador do distrito, lema rotário, presidente do Rotary, significado de siglas e do emblema rotário. E por fim, mas não menos importante, tivemos a de inglês, que sinceramente é banal, chega a ser ridícula de fácil, a estrutura da prova consiste em frases com palavras faltando e alternativas logo abaixo, o seu dever é encontrar a correta. Junto com as provas, precisamos elaborar dois textos em folha A4 sem linha, com o tema “O que você vê do seu Intercâmbio” um era em inglês, e outro em português.
Depois de almoçarmos, voltamos para a segunda parte: o teste psicológico.  Primeiramente, precisamos criar um brasão que demonstrasse nossas características, eu como sou metido fui o primeiro a começar a explicar o meu Brasão. A sensação não era muito boa confesso, consistia em 1 psicólogo te filmando para avaliar depois, outras 3 pessoas observando-te e escrevendo coisas a seu respeito e por fim, cerca de 30 candidatos encarando-te e torcendo para que você erre. Mas mesmo com essa pressão, me senti seguro. Depois, pediram para nós desenharmos um menino, uma menina, e uma pessoa na chuva - até hoje não sei o motivo disso, mas… - e para finalizar, vimos imagem completamente esquisitas e precisamos escrever o que achávamos que era. 
O Nosso próximo encontro será em Outubro, e consiste em um acampamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário